A passeio
Um plano para o turismo
Elaborada em parceria pela Sdet e pelo Conselho de Turismo, proposta que será apresentada na próxima semana prevê ações até 2024
Jô Folha -
Franciele dos Santos, 25, posa para uma foto a ser tirada pelo namorado, Cristian Ortiz, 30, na Fonte das Nereidas, localizada no centro da praça Coronel Pedro Osório. Há oito anos fora da cidade, Ortiz atualmente mora em Passo Fundo, no norte do Estado, onde trabalha na indústria alimentícia. Franciele é natural de Itapuca, uma cidade com pouco mais de dois mil habitantes no nordeste gaúcho, e era a sua primeira vez na cidade. Entre os lugares para conhecer, Igreja Anglicana (Cabeluda) e Casarões do Centro Histórico. E é justamente pensando em atrair e qualificar a atenção dessas pessoas que vêm de fora de Pelotas que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) deve lançar, na próxima semana, o Plano Municipal de Turismo (PMT) prevendo ações entre 2017 e 2024. O projeto foi elaborado pela Sdet em conjunto com o Conselho Municipal do Turismo (Comtur), e quer progredir a questão no município.
“Esta semana tivemos a reunião do grupo de trabalho da infraestrutura e da gestão e fiscalização”, explica a diretora de turismo da Sdet, Lizandra Cardoso. Entre as demandas tiradas dos encontros entre os responsáveis pela infraestrutura, a principal foi a de sinalização turística na cidade. Em novembro, Ministério do Turismo anunciou verba de R$ 16,5 milhões através do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) para sete estados brasileiros, entre eles o Rio Grande do Sul. Verba foi destinada para a sinalização turística e centros de convenção. Outro eixo que já realizou reunião e definiu ações foi o de fiscalização e gestão, que estabeleceu a criação de um Fundo Municipal do Turismo a ser instituído no PMT para financiar ações do plano. Ainda devem se reunir no decorrer desta semana os grupos de sustentabilidade e sensibilização e o eixo promoção e marketing. Sensibilização, adiantou Lizandra, vai buscar ações na comunidade a fim de conscientizar a população e empresários sobre a importância do turismo no desenvolvimento da cidade. Entre as iniciativas pensadas no plano, também estão cursos de qualificação de serviços do setor. “A secretaria se coloca dentro do plano como um articulador de ações envolvendo setores da área”, adiantou Lizandra.
Para a professora do curso de Turismo da UFPel, Andiara Barbosa, o plano é ambicioso, o que pode ser muito útil para o setor. “Atrativos turísticos a cidade tem, mas era necessário materializar isso num plano”, indica Barbosa. Formando cerca de 20 estudantes por ano, Pelotas ainda não consegue absorver os profissionais. O PMT também prevê uma parceria com a universidade, presente no Comtur, para levantamento de dados sobre o setor, além de representar uma possibilidade de prática para os estudantes. “Vejo com ótimos olhos, além de representar uma possibilidade de aprendizado para os estudantes”, projetou Andiara. Ainda de acordo com a especialista, o turismo causa um efeito multiplicador afetando e respingando recursos para diferentes setores do comércio.
O Comtur envolve 22 pessoas de setores da prefeitura municipal, universidades, sistema S, além de representantes de setores do comércio, agência de viagens, restaurantes, esportes, turismo rural, transportes e cultura. O plano foi dividido em quatro eixos: infraestrutura, gestão e fiscalização, sustentabilidade e sensibilização, além de promoção e marketing. Presente no Mercado Central, uma banca da Sdet é um ponto de informações turísticas. Dois estudantes de Turismo da UFPel recebem pessoas com dúvidas.
Pelotas tem
Um aplicativo desenvolvido pela SDET deve facilitar a vida dos turistas e de moradores da cidade. O Pelotas Tem disponibiliza dados sobre turismo, serviços, roteiros, agenda de eventos, histórico, notícias e outros links úteis. Na agenda, por exemplo, é possível encontrar eventos que estejam acontecendo na cidade. De acordo com Lizandra, a ferramenta também possibilita que pessoas enviem informações através de formulário disponível no site www.pelotasturismo.com.br/servicos/cadastro/. O dispositivo está em três idiomas (português, inglês e espanhol) para pessoas de fora do país. Outro mecanismo interessante é o “Perto de mim”, que informa eventos, espaços culturais, pontos turísticos próximos a localização do usuário.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário